Home / Matérias Técnicas / CREA-SP REFORÇA PARCERIA COM ASSOCIAÇÕES LOCAIS

CREA-SP REFORÇA PARCERIA COM ASSOCIAÇÕES LOCAIS

Foco na valorização do profissional a nível regional é destaque

De um lado, temos o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP), órgão fiscalizador do exercício profissional de engenheiros, agrônomos e geocientistas; do outro, as Associações, que são conhecidas como “entidades de classe”, organizações civis sem fins lucrativos que atuam como representantes deste grupo de profissionais.

Nós, da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Caraguatatuba (AEAA-C), atuamos sempre ao lado de cada profissional, estendendo a finalidade do CREA-SP a nível local e regional, promovendo o aprimoramento profissional e técnico, valorizando a classe através da realização de parcerias que ensejam este objetivo.

No entanto, a parte mais importante desse sistema é certamente o profissional qualificado que atua respeitando a ética e o compromisso com a sociedade e o desenvolvimento tecnológico. E é por esse motivo que com essa parceria nossa classe só tem a ganhar.

”Acreditamos que essa parceria entre os profissionais é o que fortalece cada vez mais nossa profissão e, principalmente, cria caminhos para que possamos ser instrumento na construção de bons projetos para as cidades”, aponta o presidente da AEAA-C, Nilton de Oliveira.

Entre os programas de capacitação e valorização do profissional que já estão sendo realizados, por intermédio da parceria entre o CREA-SP e as Associações, estão cursos, palestras, workshops e exercícios de imersão área tecnológica, como inteligência artificial, big data, cidades inteligentes, entre outras atividades que tem o propósito de incentivar o aprimoramento técnico profissional, produção científica e, consequentemente, a integração entre os profissionais, as associações, o CREA-SP e a sociedade civil como um todo.

Tudo isso faz parte da proposta inicial do CREA-SP, já que sua atuação voltada à fiscalização possui caráter educativo e de orientação aos profissionais, o que significa, em ultima instancia, que a parceria resulta em benefícios valorosos que elevam os padrões no mercado de trabalho, trazendo mais qualidade, segurança e eficiência para a classe e toda a sociedade.

Além da capacitação, a outra frente que nossos Associados podem aproveitar dessa parceria é o acesso a informações sobre as leis e normas que regem as profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea, que estão sempre sendo atualizadas diante das necessidades do mercado. Essas informações são disponibilizadas em nosso site para livre acesso de todos, reforçando o papel de relevância de profissionais bem informados a respeito de seus direitos e deveres, mas não só isso, também auxilia a população em geral a reconhecer e valorizar esses profissionais.

Ao contrário do CREA-SP, que possui jurisdição em todo o Estado de São Paulo, a nossa Associação foca no município de Caraguatatuba e seus arredores. Isto é, nosso grande trunfo é observar e identificar as necessidades da classe com muito mais facilidade e, assim, repassar aos representantes da Presidência do Crea-SP distribuídos pelas 645 cidades do Estado.

Por fim, nossa entidade, em parceria com o CREA-SP, participa ativamente do desenvolvimento do município há mais de 40 anos, servindo em prol não só dos profissionais, como da comunidade, visando a melhoria da qualidade de vida e segurança dos habitantes de Caraguatatuba, no qual se destaca a atuação de seus representantes em diversas comissões, principalmente, junto ao poder público.

Redator: Bruno Lino MTB 90080/SP