Home / Matérias Técnicas / RESUMO DE NOTÍCIAS – DEZEMBRO 2022

RESUMO DE NOTÍCIAS – DEZEMBRO 2022

 

◢ Retrospectiva 2022

Valorizar, capacitar, inovar e, é claro, fiscalizar

Publicado em 23 de dezembro de 2022

Em um ano marcado por eleições estadual e federal e pela Copa do Mundo, fica difícil elencar seus próprios destaques, certo?

Errado. O Crea-SP retomou o fôlego do período pré-pandemia e, cada vez mais ciente da capacidade de suas equipes e de seu papel transformador, não mediu esforços para melhorar suas entregas e continuar gerando valor para as empresas e os profissionais registrados.

 

CONTINUE LENDO NO SITE: https://www.creasp.org.br/noticias/retrospectiva-2022/

 


 

◢ Crea-SP contra Resolução nº 205 do CFT

Conselho endossa posição do Confea sobre atribuição profissional em construção civil

Publicado em 23 de dezembro de 2022

Em mais uma iniciativa para proteger a sociedade e em defesa da área tecnológica, o Crea-SP reforça posicionamento do Confea contra a Resolução nº 205/2022 do Conselho Federal dos Técnicos (CFT). O documento prevê ao técnico industrial em edificações e ao técnico industrial em construção civil, a execução de obras sem limite de área, com projeto de profissional habilitado. O Crea-SP ressalta que o dispositivo coloca em risco à população, ao permitir que profissionais de nível técnico desempenhem atividades de maior envergadura.

 

CONTINUE LENDO NO SITE: https://www.creasp.org.br/noticias/crea-sp-contra-resolucao-no-205-do-cft/

 


 

◢ Do Brasil para o espaço

Engenheiro tornou-se o segundo brasileiro a realizar o feito

Publicado em 22 de dezembro de 2022

Qual o limite para alcançar os seus sonhos? Para o Eng. Prod. Civ. Victor Hespanha, de 28 anos, nem o céu era suficiente. Com outros quatro turistas espaciais, o engenheiro participou de um voo suborbital pela Terra – modalidade que permite enxergar as camadas do planeta e vivenciar a falta de gravidade -, o que lhe conferiu o título de segundo brasileiro a viajar para o espaço.

 

CONTINUE LENDO NO SITE: https://www.creasp.org.br/noticias/do-brasil-para-o-espaco/

 


 

◢ No campo também tem tecnologia

Fazendas apostam em inteligência artificial, automação e análise de dados

Publicado em 21 de dezembro de 2022 

Se antes o trabalho na área rural envolvia percorrer longas distâncias apenas para trocar informações e acompanhar a saúde das plantações e dos animais, atualmente o monitoramento em tempo real com inteligência artificial já é uma realidade para as fazendas do Brasil. Com 1.070 hectares, a Fazenda Canto Porto, localizada em Mogi Mirim, na região leste do estado de São Paulo, é um exemplo de como a tecnologia revolucionou os processos de produção, que se tornaram mais sustentáveis, rentáveis e seguros.

 

CONTINUE LENDO NO SITE: https://www.creasp.org.br/noticias/no-campo-tambem-tem-tecnologia/

 


 

◢ Crea-SP formaliza parceria com TCE

Cooperação estabelece mecanismos de fiscalização e transparência

Publicado em 21 de dezembro de 2022

Na busca por ampliar a atuação em prol da segurança e transparência em obras dos municípios paulistas, o Crea-SP e o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) formalizaram Acordo de Cooperação Técnico-Institucional, em reunião realizada na quarta-feira (7/12), que contou com a presença dos presidentes das entidades, Eng. Vinicius Marchese, do Conselho, e Adv. Dr. Dimas Ramalho, do Tribunal.

 

CONTINUE LENDO NO SITE: https://www.creasp.org.br/noticias/crea-sp-formaliza-parceria-com-tce/

 


 

◢ Protagonismo feminino marca II Encontro Programa Mulher

Evento tratou do processo de transformação profissional das mulheres

Publicado em 20 de dezembro de 2022

O II Encontro Programa Mulher, promovido pelo Crea-SP por meio do Comitê Gestor do Programa Mulher, foi realizado na noite de quinta-feira (8/12) na Sede Angélica e trouxe à tona temas provocativos para discutir os avanços do protagonismo feminino no mercado de trabalho e como os homens, grupo majoritariamente predominante nas profissões da área tecnológica, precisam ser aliados dessa luta.

CONTINUE LENDO NO SITE: https://www.creasp.org.br/noticias/protagonismo-feminino-marca-ii-encontro-programa-mulher/

 


 

◢ Retomada dos serviços Crea-SP

Atualização sobre ataque cibernético

13 de dezembro de 2022

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea-SP) informa que, após apuração do segundo ataque cibernético ao Crea-SP no dia 8/12, foi identificado um vazamento parcial de dados pessoais. Todos os profissionais que tiveram seus dados vazados estão sendo comunicados por e-mail e/ou carta, com as orientações necessárias relacionadas ao ocorrido.

O Crea-SP adotou medidas para mapear e resolver a vulnerabilidade desde o dia do primeiro ataque (6/12). Após revisão e reforço dos sistemas, o Conselho retomará os serviços disponíveis no CreaNet a partir de 14/12.

CONTINUE LENDO NO SITE: https://www.creasp.org.br/noticias/retomada-dos-servicos-crea-sp/

 


 

◢ Revista CREA São Paulo discute equilíbrio térmico

Futuro da área tecnológica também é tema da nova edição

Publicado em 8 de dezembro de 2022

Como mitigar os impactos da crise climática? Essa pergunta tem sido uma constante para a área tecnológica, que se debruça sobre os desafios da sociedade em busca de soluções criativas e sustentáveis. Para mapear essas iniciativas, debater caminhos e apontar saídas, a 6ª edição da Revista CREA São Paulo pauta temas urgentes como a arborização das cidades para o equilíbrio climático, as transformações do 5G para o País e a fiscalização do exercício profissional em atividades de energia fotovoltaica.

CONTINUE LENDO NO SITE: https://www.creasp.org.br/noticias/revista-crea-sao-paulo-discute-equilibrio-termico/

 


 

◢ Crédito rural: oportunidade no agronegócio

Crea-SP fiscaliza exercício profissional em financiamentos

Publicado em 5 de dezembro de 2022

O agronegócio é reconhecido como um dos principais vetores para o crescimento econômico do Brasil. Em 2021, o setor cresceu 8,36%, conforme cálculo do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Universidade de São Paulo (USP). E, com isso, alcançou participação de 27,4% no PIB nacional, maior número registrado desde 2004. Seja para expandir as operações, realizar investimentos ou custear a produção e a comercialização de produtos agropecuários, um dos meios que muitas empresas e produtores rurais encontram para alavancar os seus negócios é por meio de financiamento via crédito rural.

CONTINUE LENDO NO SITE: https://www.creasp.org.br/noticias/credito-rural-oportunidade-no-agronegocio/