Home / Matérias Técnicas / RESUMO DE NOTÍCIAS – JANEIRO 2023

RESUMO DE NOTÍCIAS – JANEIRO 2023

◢ Crea-SP e associações debatem projetos para 2023

Foram 58 entidades atendidas; objetivo é alcançar todas as 188

O planejamento é essencial para prever metas e objetivos. Seguindo esse propósito, o Crea-SP realizou duas rodadas de encontros com as entidades de classe de todo o Estado. Representantes de 58 municípios se encontraram na sede do Conselho para discutir medidas para o ano, sanar dúvidas sobre os planos de trabalho locais e avançar para a próxima etapa do termo de fomento.

O Presidente da AEAA-C, Eng. Nilton de Oliveira e Silva, esteve na reunião e representou os profissionais associados, garantindo o compromisso da nossa entidade com o estreitamento das relações com o CREA-SP, o que resulta em diversos benefícios para a classe na nossa região.

Continue lendo no site: https://www.creasp.org.br/noticias/crea-sp-e-associacoes-debatem-projetos-para-2023/

 


Crea-SP alerta para a importância da regulamentação profissional

Conselho se coloca contra o PL 3081/22

A área tecnológica é um dos principais motores do desenvolvimento do País e está presente no dia a dia das pessoas nas suas mais variadas frentes. Devido à sua importância e, em mais uma iniciativa que tem como objetivo proteger a sociedade e defender os profissionais que se preparam para atuar em atividades que exigem conhecimentos específicos, o Crea-SP faz um alerta para a importância da regulamentação profissional.

A Regulamentação estabelece as exigências legais para o exercício profissional, coíbe a ação de leigos nas atividades e estabelece padrões de qualidade e formação técnica para o desenvolvimento de serviços, obras e projetos com qualidade e segurança que impactam na proteção de toda a sociedade, além de garantir também a segurança jurídica do profissional.

Continue lendo no site: https://www.creasp.org.br/noticias/crea-sp-alerta-para-a-importancia-da-regulamentacao-profissional/

 


◢ Mais capacitação: Crea-SP e Fundacentro fecham parceria

Serão desenvolvidos cursos, materiais didáticos e atividades práticas

Buscando novas parcerias para promoção de capacitação para os profissionais da área tecnológica, o Crea-SP celebrou um Acordo de Cooperação Técnica com a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro). Com o objetivo de ampliar as opções de cursos no Crea-SP Capacita, o documento estabelece a elaboração de atividades educativas sobre segurança e saúde no trabalho.

Com o acordo o Crea-SP e a Fundacentro passam a cooperar com o intercâmbio de informações promovendo o crescimento, a valorização e a capacitação dos profissionais. Para isso, serão desenvolvidos cursos, materiais didáticos e atividades práticas específicas para aprimorar os profissionais registrados no Sistema Confea/Crea.

Continue lendo no site: https://www.creasp.org.br/noticias/mais-capacitacao-crea-sp-e-fundacentro-fecham-parceria/

 


◢ Crea-SP intensifica defesa profissional

Conselho cobra retificação de editais que não cumprem o salário-mínimo

O Crea-SP tem atuado ativamente pela valorização profissional da área tecnológica ao garantir o cumprimento à Lei Federal 4.950-A, de 1966, que define o salário-mínimo para a Engenharia. Por meio de um constante monitoramento dos editais para concursos públicos, o Conselho tem assegurado a devida remuneração aos profissionais, como prevê a legislação. Seja pela via judicial, a exemplo de concurso retificado na cidade de Franca, ou por ofícios encaminhados às Prefeituras, o Crea-SP tem conquistados resultados positivos na defesa profissional. A atuação sob o edital de Capivari foi resultado do ato de diligência da fiscalização da autarquia a fim de barrar publicações em desconformidade com a legislação.

Continue lendo no site: https://www.creasp.org.br/noticias/crea-sp-intensifica-defesa-profissional/


◢ Mais um passo para a emancipação feminina

ONG capacita mulheres periféricas para o mercado de construção civil

A liberdade é a ferramenta mais valiosa para semear a emancipação de mulheres em busca de uma vida plena. Conquistar a independência social e financeira pode ser uma missão árdua para a maioria, especialmente para aquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade. Mas os caminhos para mudar essa realidade começam na capacitação.

É neste sentido que a organização social Mulher em Construção atua para promover a inclusão de mulheres da periferia no mercado da construção civil através da promoção da autonomia, da cidadania e do empoderamento.

Continue lendo no site: https://www.creasp.org.br/noticias/mais-um-passo-para-a-emancipacao-feminina/

 


◢ Novo recorde: 462 mil ações pela segurança

Meta para 2023 é 600 mil; convênios e parcerias são estratégias para alcançar resultado

O Crea-SP encerrou o ano de 2022 com mais de 462 mil ações de fiscalização do exercício profissional. O número representa um novo recorde na trajetória do Conselho, que tem reforçado seu compromisso com a segurança da população e que reflete diretamente na qualificação das atividades das Engenharias, Agronomia e Geociências em todo o estado de São Paulo. Para este ano, a meta é chegar em 600 mil ações fiscalizatórias.

Com o objetivo já estabelecido para 2023, a superintendente de Fiscalização, Eng. Maria Edith dos Santos, explica que o planejamento estratégico está focado na intensificação das forças-tarefas e convênios firmados com órgãos públicos, como o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-SP), que se baseiam no intercâmbio de informações para trazer mais celeridade ao trabalho.

Continue lendo no site: https://www.creasp.org.br/noticias/novo-recorde-462-mil-acoes-pela-seguranca/