Home / Notícias / Baixa de registro por óbito: como fazer?

Baixa de registro por óbito: como fazer?

Conselho disponibiliza um novo formulário on-line para solicitação do serviço

Em um momento de tanta dificuldade que é a perda de alguém, comunicar o falecimento pode ser um processo doloroso. Por isso, qualquer medida que seja tomada para facilitar essa etapa se torna bem-vinda para aqueles que precisam viver o luto e colocar as coisas em ordem. Atento a isso, o Crea-SP criou um novo formulário que possibilita que a solicitação de baixa de registro por óbito seja feita de forma on-line.

O serviço é bastante simples. Basta que um familiar ou responsável legal acesse o site www.creasp.org.br, clique em Serviços no menu principal e, na aba de Profissionais, clique em ‘Cancelamento de registro/visto profissional por óbito’. Na página carregada, na lateral direita, é só utilizar o ‘Clique aqui’ da seção ‘Como solicitar o serviço?’. Uma nova página com o formulário abaixo será carregada na tela.

É necessário preencher o formulário com os dados básicos da pessoa falecida, como nome e sobrenome, número de registro no Conselho e data do falecimento, por exemplo. O requerente também deve informar os seus dados pessoais e anexar a certidão de óbito, conforme exigido por lei. Um campo de observações permite ainda que o interessado inclua algum comentário que precisar. Feito isso, é só selecionar os campos de declaração de responsabilidade e clicar em Enviar.

A equipe de Atendimento do Crea-SP receberá o formulário e dará andamento no cancelamento do registro, após a verificação das informações enviadas. “Antes, esse tipo de solicitação passava por um fluxo muito complicado. A pessoa precisava se cadastrar em nossa base e preencher um formulário mais complexo. Agora é mais simples, não precisa de login nem senha, mas respeita todas as regras legais”, detalha o gerente de Atendimento e Experiência do Cliente do Crea-SP, Adm. Rodnei Dourado, sobre o porquê da novidade.

Produzido pela CDI Comunicação / CREA-SP