Home / Notícias / Empreendedorismo: caminho promissor para profissionais recém-formados

Empreendedorismo: caminho promissor para profissionais recém-formados

Conheça o “CREA-SP Jovem”, iniciativa do CREA-SP que dá suporte a jovens profissionais com espírito empreendedor

A área tecnológica nas Engenharias, Agronomia e Geociências são essencialmente um campo fértil para o empreendedorismo e a inovação. Não faltam oportunidades quando observamos que novas tecnologias nascem literalmente todos os dias, e inundam o mercado com mais e mais áreas de atuação e perspectivas de crescimento em campos como o mercado de games, internet das coisas, análise de dados, inteligência artificial, máquinas autônomas e conectadas, agroindústria e infraestrutura industrial.

Diante desse cenário, é notável que a geração Z, por exemplo, sendo a geração que cresceu com acesso à internet, computadores e smartphones, e que praticamente domina todos esses recursos que estão disponíveis desde sempre para eles, possui um expressivo espírito empreendedor. Além disso, os jovens adultos dessa geração representam uma verdadeira revolução em diversos outros aspectos do comportamento profissional.

Nesse panorama nasce a Comissão Crea-SP Jovem, uma iniciativa do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) que tem por objetivo permanente estreitar as relações do Conselho com os estudantes e recém-formados da área tecnológica, contribuindo na formação dos futuros profissionais, apoiando os movimentos empreendedores dos estudantes, discutindo a ética profissional, bem como o futuro e o papel social das profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea.

Outras atribuições da Comissão Crea-SP Jovem são promover debates e discussões relevantes e fomentar o contato com o ambiente de inovação, justamente os temas que mais atraem jovens engajados e determinados em aprimorar não só o próprio futuro profissional, mas também dos seus colegas de classe, afinal, trata-se de um público que privilegia muito mais a satisfação pessoal e a oportunidade de desenvolvimento ao retorno financeiro.

Inclusive, uma das vertentes do empreendedorismo que tem atraído cada vez mais a atenção de jovens profissionais das áreas tecnológicas é o Empreendedorismo Social. O empreendedorismo social busca solucionar problemas sociais e ambientais por meio de iniciativas inovadoras.

Profissionais das diferentes áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências podem ser grandes aliados nesse processo, sendo atores capazes de aumentar o alcance e a eficiência na implementação de soluções que atendam às demandas e necessidades locais, como transporte público eficiente, gestão de resíduos sólidos e geração de energia limpa. Além disso, essas soluções podem ser replicadas em outras cidades, ampliando o impacto positivo do empreendedorismo social na sociedade como um todo.

 

Conheça algumas das iniciativas do Crea-SP voltadas para o público jovem:

Por meio do Crea Capacita, o Conselho oferece diversas opções, desde palestras, workshops, cursos de curta duração a pós-graduação, gratuitos ou a preços acessíveis, além de fomentar a cultura de inovação com o CreaLab, uma plataforma criada para alavancar a inovação e a transformação digital dentro do Crea-SP, conectando pessoas, organizações e startups.

Visite o site do Crea-SP Jovem para mais informações: https://www.creajovem.com.

Redator: Bruno Lino MTB 90080/SP.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Comapos com marcação são obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.