Mensagem de Ano Novo – Pres. Eng. Nilton Oliveira

MENSAGEM DE NATAL E ANO NOVO DO DIRETOR PRESIDENTE. 

Prezados associados e amigos da Associação dos Engenheiros, Arquitetura e Agrônomos de Caraguatatuba.

Chegamos a mais um final de ano onde as mentes e os corações se voltam para as celebrações de Natal e Ano Novo, onde as famílias e amigos se unem em todo o mundo com o único objetivo de festejar a vida e a união.

Cada um de nós, sem duvida alguma durante este ano que se passou percorreu uma longa caminhada em busca da felicidade, da tranquilidade e do equilíbrio, certamente tivemos vitorias, euforia e adversidades, mas pelo simples fato de chegarmos até aqui já somos vencedores.

Com a AEAA-E não foi diferente, tivemos vitorias e adversidades, porem essas vitorias certamente foram muito superiores as adversidades encontradas pelo caminho. Neste ano pudemos ampliar nossos horizontes levando a nossa Associação a um estágio favorável.

Conseguimos através do diretor Presidente, tornar nossa Associação em Utilidade Pública; Aprovar  a Lei de Inspeção Predial que ampliou o campo de atuação de todos os profissionais da área;

Na Sede Administrativa  foi colocado ar condicionado em suas dependências, com aquisição de computador, impressoras, ampliação    do estacionamento, entre outros. Na Sede Social houve concerto do telhado, refizemos  a parte elétrica do prédio, colocação de refletores, luzes de emergência e extintores, acabamentos dos banheiros que ganharam portas internas, colocação da Placa de Identificação na fachada do local que até então não possuía, pintura interna e externa, aquisição de mesas e cadeiras, pratos e copos com logotipo da AEAA-C, Freezer  com multifunção, fogão industrial, entre outros, tudo para melhor atender nossos associados.

 

Associação hoje esta sendo representada por seu Diretor President e Eng Civil Nilton de Olveira e Silva, em todas as reuniões da:

– UNAVAP que é uma União de grupo de discussão de presidentes das Associações de Engenharia, Arquitetura, e Agronomia da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte,que discute e troca de informações para melhoria do sistema em prol dos profissionais que nos envolve.

FEBRAEque é uma Federação Brasileira de Associações de Engenheiros, fundada em 7 de dezembro de 1935, declarada de utilidade pública, pelo Decreto nº 34.867 de 30 de dezembro de 1953,  é constituída pelas principais Associações de Engenheiros estabelecidas no território Nacional. Ela engloba as organizações de âmbito municipal, passando pelas de âmbito estadual, até as entidades nacionais. Hoje temos como presidente o Eng. José Tadeu da Silva.

Como membros da FEBRAE incluem-se o tradicional Clube de Engenharia (Rio de Janeiro fundado em 1880), o Instituto de Engenharia (São Paulo), a Sociedade Mineira de Engenheiros, a Associação Brasileira de Engenheiros Civis, a Federação das Associações de Engenheiros de Minas do Brasil, a Associação Brasileira de Engenheiras e Arquitetas, a Sociedade Brasileira de Engenharia Naval e o Comitê Brasileiro de Grandes Barragens, congregando inúmeros profissionais da Engenharia.

No âmbito internacional, a FEBRAE representa a Engenharia Brasileira, participando como membro fundador da União Panamericana de Associações de EngenheirosUPADI, que reúne associações de engenheiros dos países das Américas e da Federação Mundial de Organizações de Engenheiros – WFEO/FMOI, com inúmeros  países representantes dos cinco Continentes.

Foi eleito em Cuba para presidente da UPADI o Engenheiro brasileiro José Tadeu da Silva, para o pedido de 2015 a 2017.

 

FAEASP –   e a União das Entidade Profissionais de Engenharia Arquitetura e Agronomia a fins, tem como objetivo o aprimoramento cientifico e tecnológico do país; defender os interesses  sociais, econômicos e técnicos, o meio ambiente, promover ação civil pública, a união entre os órgãos representativos, organizar e patrocinar convenções, firmar parcerias, podendo participar da política classista,  apartidária em nível regional, estadual e federal,  entre outras. Fundada em  10 de gosto de 1979. O Eng. José Tadeu da Silva já presidiu a FAEASP, por três gestões (2000 a 2009).

 

O presidente diretor foi neste ano convidado pelo Presidente do CONFEA Jose Tadeu da Silva, para representar a AEAA-C e participar da Homenagem ao dia dos Engenheiros  e aos 80 anos de CONFEA e CREA , na Plenária da Câmara dos Deputados em Brasília DF. Não resta dúvidas, foi uma das maiores homenagens e registro histórico da Engenharia do Brasil, desde o Império.

CONFEA

foi fundado em 11 de dezembro de 1933, por meio do Decreto nº 23.569, promulgado pelo então presidente da república, Getúlio Vargas e considerado marco na história da regulamentação profissional e técnica no Brasil.

O Confea zela pelos interesses sociais e humanos de toda a sociedade e, com base nisso, regulamenta e fiscaliza o exercício profissional dos que atuam nas áreas que representa, tendo ainda como referência o respeito ao cidadão e à natureza. Em seus cadastros, o Sistema Confea/Crea tem registrados cerca de um milhão de profissionais que respondem por cerca de 70% do PIB brasileiro, e movimentam um mercado de trabalho cada vez mais acirrado e exigente nas especializações e conhecimentos da tecnologia, alimentada intensamente pelas descobertas técnicas e científicas do homem. O Conselho Federal é a instância máxima à qual um profissional pode recorrer no que se refere ao regulamento do exercício profissional.

 

O Presidente diretor, este ano representou nossa associação em vários confraternização natalina junto ao Vale do Paraiba, com a finalidade de congregar os associados da clase e promover o estreitamento de suas relações sociais, conforme constatou-se em nossa confraternização, houve presença de inúmeros presidentes de outras associações e aumento da presença de associados locais. Conseguindo assim a associação colocar em prática o consignado no artigo 3º item “b” do nosso estatuto.

 (Art. 3º. A associação tem como missão: “ b” congregar os elementos da classe e promover o estreitamento de suas relações sociais.)

AEAA-C – hoje esta sendo representada na Mútua-SP  através de nosso diretor tesoureiro, que ocupa o cargo junto a MÚTUA de Diretor Adm. o Eng. Ricardo Medeiros Analha (gestão 2012 a 2014):

Mútua-Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas, criada pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), pela resolução nº 252 de 17 de dezembro de 1977, conforme autorização legal contida no artigo 4º da Lei 6.496 de 7 de dezembro de 1977.

O principal objetivo da Mútua é oferecer a seus associados planos de benefícios sociais, previdenciários e assistenciais, de acordo com sua disponibilidade financeira, respeitando o seu equilíbrio econômico-financeiro.

 

A associação através de seus diretores, possui hoje um excelente relacionamento junto ao CREA- SP.  

CREA Com a necessidade de fiscalizar o exercício profissional dos engenheiros, arquitetos e agrimensores com mais eficiência e em todo o território brasileiro, em 23 de abril de 1934 foi aprovado a criação dos conselhos regionais e assim foi determinado a divisão do território nacional em 8 regiões. José Tadeu da Silva presidiu o Crea por dois mandatos  (2006 a 2008) e 2010 A 2012). Hoje temo como presidente o Eng. Civil FRANCISCO YUTAKA KURIMORE .

 

Por fim após muito trabalho, chegamos a este final de ano, serenos e tranquilos como um navio que chega ao Porto após uma longa e prazerosa viagem. Agradecemos a todos os nossos associados e amigos pelo apoio, pela credibilidade em nosso trabalho  e por estarem sempre juntos a nós, nos incentivando e ajudando.

 

A ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS, ARQUITETOS E AGRÔNOMOS (AEAA-C), através de nossos diretores e funcionários desejam a todos um excelente Natal um magnífico e prospero ano novo, e que a proteção dos anjos e a luz divina possam repousar sobre a casa de todos, trazendo toda a sorte de benção vindas dos céus, com muita, paz e prosperidade.

 

Feliz Natal e prospero ano novo !

  

:: Veja Também

Serviços Online – CREA/SP e CAU/SP

Revista CREA/SP

Cartilha Programa Mulher

Cartilha CREA/SP

Convênios