Nova SEDE do CAU/SP no Vale do Anhangabaú

A nova sede do CAU/SP será no centro da cidade de São Paulo/SP, no Vale do Anhangabaú. Uma comissão especial de conselheiros foi responsável pela escolha do espaço, privilegiando a localização central, o fácil acesso ao transporte público e os valores compatíveis com o orçamento do Conselho. O novo endereço localiza-se na Rua Formosa, 367 – 23° andar – Edifício CBI Esplanada.

O Edifício Condomínio CBI Esplanada é de 1946 e tornou-se um ícone da arquitetura modernista, tendo como arquiteto responsável Lucjan Korngold – profissional que trouxe inúmeras inovações ao Brasil, incluindo o estímulo às parcerias com a iniciativa privada. O empreendimento foi construído por um grupo de investidores nacionais e imigrantes poloneses, sendo que seu nome faz referência à Companhia Brasileira de Investimentos. O prédio, que chegou a ser o mais alto do mundo com estrutura em concreto armado, está localizado junto à Praça Ramos Azevedo e ao Teatro Municipal – nas redondezas do Metrô Anhangabaú, República e São Bento.

Clique aqui e veja a história completa do Edifício CBI Esplanada.

Para Nina Vaisman, Conselheira do CAU/SP e Coordenadora da Comissão especial de compra/ aquisição da sede própria, o Edifício CBI Esplanada é o mais significativo projeto do arquiteto Lucjan Korngold e destaca-se também entre os principais prédios modernistas. “Ele dialoga com a cidade na questão social, ao integrar os pedestres, por conta de sua saída para o Vale do Anhangabaú, e por sua proximidade as estações de metrô; na questão institucional, compartilhando o centro da cidade com a sede da Prefeitura de São Paulo e o histórico Edifício Martinelli; e com a questão cultural, estando a um passo do Teatro Municipal e da Praça das Artes”, considera.

Segundo Vaisman, com a escolha, “ainda que temporariamente, os arquitetos e urbanistas estão dizendo a que vieram, dando uma contribuição modesta para a revitalização da região. O centro se conquista com a presença de todos”. A Conselheira faz questão de destacar também a importante contribuição dos funcionários do CAU/SP no processo de escolha do local, especialmente a advogada Dra. Karina Furquim da Cruz, Plínio Marcos Teixeira de Oliveira e Elaine Cristina da Silva, bem como da também Conselheira Nadia Somekh, dos Conselheiros Gerson Geraldo Mendes Faria, Bruno Ghizellini Neto, Pietro Mignozzetti, e do acompanhamento do Presidente do CAU/SP, Afonso Celso Bueno Monteiro, em todas as visitas e etapas de decisão.

Mudança para a nova sede

Segundo o Presidente do Conselho, uma reforma está em curso para adequar as instalações às necessidades do Conselho. A “previsão é de que a mudança de toda a equipe do CAU/SP seja realizada no início do mês de maio. Esta sede abrigará o órgão por um período determinado até que seja finalizado o processo de escolha e compra da sede definitiva do CAU/SP”, informa o Presidente.

Da redação

Novo endereço de correspondência do CAU/SP

A partir de agora, todas as correspondências para o CAU/SP devem seguir para o novo endereço do Conselho:

Rua Formosa, 367 – 23° andar – Centro
01049-000 São Paulo SP

Os endereços provisórios, utilizados até então, devem ser desconsiderados.

:: Veja Também

Serviços Online – CREA/SP e CAU/SP

Revista CREA/SP

Cartilha Programa Mulher

Cartilha CREA/SP

Convênios