CAU/BR: CAU Digital será marco de inovação com serviços estáveis e eficientes

Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) está conduzindo uma das maiores transformações tecnológicas de sua história: o CAU Digital, nova plataforma que substituirá o atual Sistema de Comunicação do CAU (SICCAU).

Em andamento, o projeto visa a resolver, de forma definitiva, os problemas estruturais que há anos afetam arquitetos e urbanistas em todo o país.

O SICCAU nasceu em 2011, a partir de um sistema herdado do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea-RN), originalmente projetado para atender apenas 25 mil usuários. Hoje, são cerca de 250 mil profissionais utilizando a plataforma, mas sem os investimentos tecnológicos necessários ao longo dos anos.

Diante da necessidade de melhorias, a presidente do CAU/BR, Patrícia Sarquis Herden, no início da sua gestão, em 2024, definiu como prioridade a solução para o sistema.

Ao longo dos últimos meses, um time de profissionais vem trabalhando para desenvolver uma nova plataforma que seja moderna, segura e atenda os profissionais de Arquitetura e Urbanismo.

“Estamos em ritmo de desenvolvimento acelerado para o CAU Digital, o sistema que vai substituir o SICCAU”, explica a presidente.

Entre as ações já implementadas, o CAU/BR trocou a empresa responsável pelo desenvolvimento de sistemas e contratou uma empresa especializada em testes e qualidade de software, um contrato inédito para o CAU. Também foi iniciado um programa de capacitação para qualificar os profissionais de tecnologia e informação do conjunto autárquico.

O CAU/BR passou a contar ainda com a consultoria do Gartner, maior empresa mundial de assessoramento tecnológico, referência para instituições como Banco do Brasil, Tribunal de Contas da União (TCU) e Caixa Econômica Federal.

Outra parceria estratégica foi firmada com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), maior fornecedor de tecnologia da informação da administração pública federal, responsável por implantar a nova infraestrutura do CAU Digital em ambiente multicloud. Essa arquitetura garante mais segurança, escalabilidade e redundância, além de apoiar o desenvolvimento de oficinas de design e prototipação para redesenhar cada módulo do sistema.

“Ainda neste ano será iniciado o programa beta-teste em que arquitetos e urbanistas de todo o Brasil poderão testar o sistema e enviar suas considerações”, comenta a presidente.

O desenvolvimento já está em andamento, e será implementado em fases, previstas para o 1º e 2º semestres de 2026.

Ainda em 2025, arquitetos e urbanistas poderão participar do programa de beta-teste, acessando uma versão preliminar da plataforma e emitindo Registro de Responsabilidade Técnica (RRTs) Simples, que representam 94% dos RRTs emitidos anualmente. A participação permitirá o envio de sugestões e contribuições para aprimorar o sistema.

Até o final de 2026, os demais serviços digitais do SICCAU serão migrados para o CAU Digital, incluindo: anuidade, declarações, certidão de acervo técnico (CAT) e demais módulos, com a entrega da plataforma ainda nesta gestão.

“Estamos dedicando todos os esforços para entregar, pela primeira vez, um serviço digital estável, moderno e eficiente para arquitetos e urbanistas. Este é um marco histórico para o CAU e um salto de qualidade na vida dos profissionais”, afirma Bruno Torquato, gerente do Centro de Serviços Compartilhados (CSC) do CAU/BR.

Fonte: CAU/BR

:: Veja Também

Serviços Online – CREA/SP e CAU/SP

Revista CREA/SP

Cartilha Programa Mulher

Cartilha CREA/SP