Se temos um Conselho Federal, temos um Código de Ética?
Sim! Nossas profissões também contam com um Código de Ética Profissional. Achou que era só se formar e sair por aí construindo prédios, zonas agrícolas, estudando formações geológicas, grupos populacionais e fazendo previsão do tempo? Não é bem assim. Como todo ser humano, que vive em sociedade e exerce alguma atividade voltada para seu benefício, temos que seguir algumas regrinhas.
Mas que regras são essas?
Estas regras são definidas a princípio pela própria sociedade civil, afinal, devem refletir comportamentos e valores que são desenvolvidos por cada indivíduo que dela faz parte. A partir disso, entidades de representação profissional, no nosso caso o Sistema Confea/Crea, devem criar seus próprios conjuntos de regras e valores a serem seguidos pelos profissionais representados por elas.
Foi com base na Lei 5.194 de 24 de dezembro de 1966, que regula o exercício das nossas profissões, que o Sistema Confea/Crea estabeleceu, em 1971, o Código de Ética Profissional da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia, que teve sua última atualização por meio da Resolução nº 1.002 de 2002.
Ok, mas, o que fazemos com isso?
Entre os objetivos desse compilado de regras está “propagar a ética profissional como caminho para alcançar a excelência das profissões, bem como a valorização do Código como principal instrumento para orientar a conduta dos profissionais”.
Além disso, o Artigo 2º da Resolução nº 1002, afirma que “o Código de Ética Profissional, adotado através desta Resolução […] OBRIGA a todos os profissionais da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia, em todas as suas modalidades e níveis de formação”.
Ou seja, o não cumprimento do que consta no Código de Ética pode resultar em sanções e punições àquele profissional que não cumpri-lo. Portanto, estude e siga nosso código de ética, assim você ajuda a valorizar ainda mais o nosso papel na sociedade.
Confira nosso Código de Ética Profissional através do link: https://abre.ai/c1y2
Redator: Bruno Almeida
MTB 90080/SP