Em sua 21ª Reunião Plenária Ordinária da Gestão 2024-2026, realizada no dia 18/09, na sede da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP), o colegiado de conselheiros e conselheiras do CAU/SP aprovou duas propostas para a contribuição e a presença do Conselho na COP 30 em novembro de 2025.
O objetivo principal das propostas é fortalecer a presença do sistema CAU na conferência internacional em Belém/PA.
Durante a reunião, acompanhada remotamente pelos presidentes dos CAU/UF da região Norte – Dandara C. B. Lima (AC), Fabrício Lopes Santos (AM), Taynara do Vale Gomes Pinho (PA), Heverton Luiz Nascimento do Carmo (RO), Nikson Dias de Oliveira (RR) e Robson Freitas Correa (TO) (o CAU/AP esteve representado por sua assessoria jurídica) –, foram votados:
- O Protocolo de Intenções com o CAU/PA, com extensão para os demais CAU/UF da região Norte.
- O Projeto Específico CAU na COP 30 – Articulações estratégicas para a integração da Arquitetura e Urbanismo na Agenda Climática.
O Protocolo de Intenções foi aprovado por 57 votos favoráveis, 6 contrários e 3 abstenções. Já o Projeto Específico para a COP 30 recebeu 37 votos favoráveis e 28 contrários, sem abstenções.
A presença institucional do Conselho deverá ser consolidada principalmente por meio de um estande na Green Zone da COP 30, espaço de acesso livre dedicado a atividades culturais, palestras, eventos acadêmicos e workshops. Com 50 metros quadrados, o estande deve contar com espaço para painéis e um auditório para 30 pessoas.
A responsabilidade pela contratação do estande caberá ao CAU/SP, enquanto os CAU/UF da região Norte contribuirão com as despesas de participação de seus integrantes e com a realização das atividades.
O escopo do Projeto Específico é amplo. Inclui:
- Articulação institucional e internacional para consolidação de relações com organismos públicos, multilaterais, sociedade civil e movimentos sociais, posicionando o CAU como ator estratégico na agenda climática global.
- Planejamento e concepção de estande na COP 30: Aquisição e desenvolvimento de identidade visual conjunta e narrativa institucional unificada; estruturação de um espaço que represente a diversidade territorial brasileira e a centralidade da Amazônia no debate climático.
- Produção e curadoria de conteúdos: Levantamento de experiências e projetos dos 27 CAUs/UF, com ênfase nas práticas da Região Norte e de São Paulo, entre outros.
Os custos do Projeto Específico para a COP 30, que incluem logística e operações, alcançam R$ 1,25 milhão.
A presidente do CAU/SP, Camila Moreno de Camargo, explicou que o Projeto Específico ainda precisa tramitar pelo CAU Brasil antes de ser efetivado — passando primeiro pelo crivo da Comissão de Planejamento e Finanças (CPFi-CAU/BR) e, depois, pelo Plenário do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil.
Em sua fala, a presidente Camila destacou a importância da iniciativa, que reunirá vários Conselhos do país, com uma diversidade de olhares, saberes e práticas em relação aos temas da COP 30.
Camila ressaltou, por fim, que a iniciativa vai muito além da aquisição e organização de um espaço físico. “Os recursos e os esforços para este projeto não se limitam à compra do estande. Haverá um esforço nacional de programação, de compreensão sobre operações logísticas, de comunicação (…) que nós precisamos organizar assim que o projeto estiver aprovado”, comentou.
Os debates durante a votação foram intensos, com alguns conselheiros manifestando preocupação com o tempo disponível para a apreciação da documentação. Questões sobre o financiamento exclusivo do estande pelo CAU/SP, a ausência de cotações formais (apenas estimativas) e a realização da contratação sem licitação também foram levantadas. A presidente justificou a dispensa de licitação em razão da urgência, relevância e especificidade da demanda.
Sobre a COP 30
A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá em Belém/PA, é um evento de relevância global. Espera-se a presença de 40 mil visitantes, incluindo chefes de Estado, organizações da sociedade civil e especialistas de 190 países. É uma oportunidade singular para a articulação de soluções frente aos desafios climáticos.
Além dos debates e decisões realizados na Plenária em Ribeirão, a semana do CAU/SP na cidade foi marcada pela inauguração da Casa de Arquitetura e Urbanismo de Ribeirão Preto (clique aqui), que agora abriga o Escritório Descentralizado do CAU/SP no município.