Evento mais importante da Engenharia discute inovação e sustentabilidade para o futuro da sociedade

Nos últimos anos, a intersecção entre engenharia, inovação e sustentabilidade tem se tornado crucial para enfrentar os desafios globais, como as mudanças climáticas, o crescimento urbano desordenado e a escassez de recursos naturais. A engenharia, ao incorporar tecnologias inovadoras e práticas sustentáveis, está moldando o futuro de forma a reduzir impactos ambientais, melhorar a qualidade de vida das pessoas e redefinir a atuação dos profissionais da área.

Do começo ao fim, a inovação esteve presente nos quatro dias de programação da 79ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), realizada de 7 a 10/10 em Salvador, na Bahia. Evento este que a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Caraguatatuba acompanhou de perto. “A inovação tecnológica tem sido um dos principais motores de transformação na engenharia. Com o avanço da inteligência artificial (IA), internet das coisas (IoT) e automação, o setor passou por uma revolução”, garante o Presidente da AEAA Caraguatatuba, Engenheiro Nilton de Oliveira e Silva.

Novas ferramentas permitem o desenvolvimento de projetos mais eficientes e sustentáveis, com menor desperdício de recursos e maior precisão. “Um exemplo claro disso é o uso de Building Information Modeling (BIM), uma tecnologia que cria representações digitais planejadas de estruturas e infra estruturas, facilitando o planejamento, execução e manutenção com eficiência energética e redução de erros”, destaca o Engenheiro Nilton.

A McKinsey & Company, uma empresa de consultoria empresarial americana que aconselha empresas, governos e outras organizações em consultoria estratégica, divulgou um relatório em que indica que o uso do BIM pode aumentar a produtividade em projetos de construção em até 20%, ao mesmo tempo em que reduz os custos de construção em 10%. Essas soluções digitais estão ajudando profissionais de engenharia a melhorar processos e tomar decisões baseadas em dados precisos, promovendo maior integração entre diferentes disciplinas.

Segundo a organização do evento, a 79ª SOEA recebeu, em terras soteropolitanas, cerca de seis mil profissionais. “Os profissionais da engenharia precisam se adaptar a essa nova realidade. O papel tradicional do engenheiro está evoluindo para o de um gestor de tecnologias avançadas e promotor de soluções sustentáveis”, acredita a presidente do CREA-SP, Engenheira Ligia Mackey.

E os dados não fogem dessa realidade: 65% dos engenheiros já identificam a sustentabilidade como uma das principais demandas em seus projetos. Além disso, as habilidades tecnológicas são cada vez mais valorizadas. A engenharia 4.0 exige um conhecimento profundo de automação, análise de dados e o uso de ferramentas digitais para lidar com os desafios contemporâneos. 

Com a urbanização crescente — estima-se que, até 2050, 68% da população mundial viverá em áreas urbanas, segundo a ONU —, a procura por infra estruturas resilientes e sustentáveis ​​será cada vez maior. A integração de energias renováveis, o uso de materiais recicláveis ​​e a gestão inteligente dos recursos naturais serão cruciais para garantir o desenvolvimento sem comprometer o meio ambiente.

O terceiro dia da 79ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) trouxe sob a moderação do presidente do Confea, eng. telecom. Vinicius Marchese, especialistas como os professores da Universidade de Medellín, Carlos Arredondo e Alejandra Balaguera Quintero, a secretária de Estado das Cidades do Paraná, Camila Mileke Scucato e Lucia Beatriz Bellocchio, CEO da Trend Smart Cities, para um painel rico de contribuições valiosas que ajudam a moldar o futuro dessas cidades inteligentes.

“As contribuições desses especialistas indicam que, para que uma cidade inteligente seja verdadeiramente sustentável, é necessário um equilíbrio entre tecnologia, energia renovável e planejamento urbano consciente. Além disso, é fundamental que o foco se mantenha nas pessoas, garantindo que as soluções propostas melhorem a vida dos cidadãos, tornando os espaços urbanos mais seguros, inclusivos e ecologicamente corretos”, disse o Presidente do Confea, Engenheiro Vinicius Marchese.

“A combinação de engenharia, inovação e sustentabilidade apresenta-se como uma solução para os desafios do futuro. Ao adotar essas práticas, a engenharia não apenas melhora a eficiência dos projetos, mas também contribui para um mundo mais equilibrado e consciente. Profissionais que entendem essa nova dimensão têm um papel crucial na construção de um futuro mais sustentável e inovador”, finaliza o Presidente da AEAA Caraguatatuba, Engenheiro Nilton de Oliveira e Silva.

Por Fabricio Oliveira – MTB 57.421/SP

Fontes: Confea / Crea-SP / Site da ONU / Relatório da McKinsey & Company

:: Veja Também

Serviços Online – CREA/SP e CAU/SP

Revista CREA/SP

Cartilha Programa Mulher

Cartilha CREA/SP