Matéria Técnica – Instalação de Carregadores de Veículos Elétricos e a Orientação Técnica Oficial

A crescente frota de veículos elétricos impulsiona a necessidade urgente de infraestrutura de recarga confiável e segura, um campo onde a responsabilidade técnica recai fundamentalmente sobre o engenheiro eletricista. Conforme detalhado em recente Nota Técnica, o profissional da Engenharia Elétrica assume o papel de responsável técnico central e coordenador de projetos para a instalação de carregadores de veículos elétricos. 

Esta diretriz técnica que reforça a prerrogativa do engenheiro eletricista está formalizada na Nota Técnica “Diretrizes para Instalação de Pontos de Recarga de Veículos Elétricos em Edificações”. Este documento foi minuciosamente elaborado por especialistas do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) que integram o Comitê Técnico de Carregadores Veiculares, grupo este coordenado pelo engenheiro civil Joni Matos Incheglu, ex-conselheiro estadual por três mandatos. 

Embora o engenheiro eletricista seja o coordenador central, o texto técnico reconhece a natureza multidisciplinar da instalação, permitindo a integração de outros especialistas, como engenheiros civis, engenheiros mecânicos e engenheiros de segurança do trabalho, conforme a necessidade e decisão do coordenador principal.

Um ponto crucial sublinhado pela Nota Técnica é a obrigatoriedade da emissão da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). O objetivo do documento técnico não se restringe apenas a fornecer um guia de orientação técnica rigorosa; ele visa ativamente mitigar riscos inerentes à instalação, reduzir incertezas operacionais e guiar gestores (tanto no setor público quanto no privado), síndicos, projetistas e, por fim, os usuários finais.

“O crescente aumento de vendas de carros elétricos e a consequente necessidade de infraestrutura de abastecimento nos motivou a entrar nessa discussão, trazendo outros atores da área, como montadoras, associações, sindicatos, Corpo de Bombeiros”, pontuou Joni Incheglu sobre o processo de elaboração. 

Vale ressaltar que esta nota, atualmente de caráter temporário e orientativo, será futuramente complementada por normas específicas emanadas de outros órgãos reguladores de peso, como a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e o Corpo de Bombeiros.

O Eng. Nilton de Oliveira e Silva, presidente da AEAA Caraguatatuba, reitera a importância deste alinhamento técnico: “A clareza sobre a atribuição de responsabilidade técnica, ancorada no engenheiro eletricista para a infraestrutura de recarga de veículos elétricos, é um passo essencial para garantir a segurança e a conformidade legal de nossa crescente rede de abastecimento energético veicular. É o que a engenharia técnica exige para o progresso seguro da mobilidade em nossa região.”

A Nota Técnica em questão será publicada em anexo a esta matéria, servindo como material de consulta obrigatória para todos os envolvidos no desenvolvimento da infraestrutura para a mobilidade elétrica. Reforçando o posicionamento institucional, o Eng. Nilton de Oliveira e Silva, presidente da AEAA Caraguatatuba, conclui: “A publicação desta nota técnica é um marco orientativo para Caraguatatuba e região, consolidando o papel insubstituível do engenheiro eletricista na vanguarda da transição energética, assegurando que cada ponto de recarga instalado atenda aos mais altos padrões de excelência e segurança.”

Por Fabricio Oliveira – MTB 57.421/SP

Confira a nota técnica:

NotaTecnicaProvisoria_Carregadores-Carros-Eleetricos

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