A engenharia, como profissão essencial para o desenvolvimento de infraestrutura, tecnologia e soluções sustentáveis, continua a evoluir em 2025, refletindo as mudanças econômicas, sociais e tecnológicas do mundo.
O mercado oferece um cenário otimista, mas competitivo, para os jovens profissionais. Segundo o CAGED, a engenharia é uma das áreas que mais gera empregos formais no Brasil, com destaque para os segmentos de tecnologia, civil e ambiental.
Entretanto, as empresas buscam engenheiros com habilidades técnicas e interpessoais, além de domínio em ferramentas tecnológicas. Um estudo da McKinsey revelou que 75% dos executivos decidiram o aprendizado contínuo essencial para a adaptação ao mercado.
“O futuro da engenharia em 2025 é promissor, mas exige preparação estratégica dos jovens profissionais. Adotar uma postura proativa, investir em capacitação contínua e alinhar-se às tendências do mercado serão fundamentais para alcançar sucesso em um setor que se reinventa constantemente.”, garante o Presidente da AEAA Caraguatatuba, Engenheiro Nilton de Oliveira e Silva.
O Encontro Crea-SP Jovem chegou a sua 15ª edição e é um momento para essa reflexão. Realizado na Sede Angélica, no dia 07 de dezembro de 2024, contou com a presença de mais de 600 pessoas, entre estudantes, recém-formados e profissionais de mercado. “Esse dia é construído pensando no sucesso da carreira dos nossos jovens, para que conheçam o Sistema e as ferramentas oferecidas, permitindo que olhem para as nossas profissões e definam a trilha que querem seguir”, reforçou o atual presidente do Confea e ex-presidente do Conselho paulista, Eng. Vinicius Marchese, um dos idealizadores do Crea-SP Jovem, em um discurso que mesclou desafio e encorajamento.
O momento era de virada de chave dos universitários que finalmente puderam se enxergar como futuros engenheiros, agrônomos, geocientistas, tecnólogos e designers de interiores. Presidente do Crea-SP, a Eng. Lígia Mackey deixou claro o recado da iniciativa: “Vocês são o futuro, precisamos de vocês”.
Engenheiros formados e aspirantes podem transformar o mundo com suas soluções inovadoras, desde que estejam preparados para os desafios de um mercado dinâmico e interconectado.
O mercado global de tecnologias verdes deve alcançar um valor de US$ 417 bilhões até 2025, crescendo a uma taxa composta de 22,4% ao ano. Tecnologias como BIM (Modelagem da Informação da Construção), inteligência artificial e IoT (Internet das Coisas) dominam os novos projetos. Espera-se que o uso do BIM em obras de engenharia cresça 15% ao ano, com uma penetração superior a 70% em grandes empreendimentos. Na América Latina, os investimentos em infraestrutura crescerão cerca de 5% ao ano até 2025, com foco em transportes e saneamento básico.
“Apesar das oportunidades, os jovens enfrentam desafios como a alta competitividade e a necessidade de atualização constante. A velocidade das mudanças tecnológicas exige adaptação rápida, e a globalização expande os critérios de avaliação”, finaliza o Presidente da AEAA Caraguatatuba, Engenheiro Nilton de Oliveira e Silva.
Por Fabrício Oliveira – MTB nº 57.421/SP
Fontes:
Allied Market Research
Banco Mundial
Crea-sp